Problemas na audição são muito comuns na população brasileira. Segundo o último censo do IBGE, mais de 5% da população Brasileira – aproximadamente 10 milhões de pessoas – sofrem com a total surdez ou têm alguma complicação auditiva. Um desses problemas é a perda auditiva neurossensorial, que pode ocorrer em um e também nos dois ouvidos.

A seguir, saiba mais sobre essa doença e descubra como os benefícios da ozonioterapia podem compor seu tratamento!

 

O que é a perda auditiva neurossensorial

A perda auditiva neurossensorial é provocada pela deterioração dos condutores nervosos ou das células presentes dentro da cóclea, a parte auditiva do ouvido interno.

Embora seja reconhecido como um problema mais comum nos idosos que, normalmente, começam a perder a audição a partir dos cinquenta e cinco anos de idade, a patologia pode ser provocada por uma série de fatores:

  • Exposição a ruídos excessivamente altos;
  • Hipertensão e diabetes;
  • Doenças autoimunes;
  • Uso prolongado de cisplatina, gentamicina ou aspirina;
  • Herança genética;
  • Doenças congênitas;
  • Infecções virais;
  • Otosclerose.

A perda gradativa da audição é o principal sintoma da doença, mas é preciso manter-se atento a todos os sinais, pois a maioria dos pacientes busca tratamento depois de adquirir danos permanentes!

Entre os sintomas, destacam-se:

  • Dificuldades para participar de uma conversa comum;
  • Incapacidade para se comunicar em locais com muitos ruídos;
  • Uso de aparelhos audiovisuais em volumes mais altos que o comum;
  • Incapacidade de indicar a direção de um som;
  • Zumbido constante no ouvido.

Após a detecção da perda auditiva neurossensorial, o tratamento é incapaz de reverter as consequências, mas pode evitar danos mais graves e devolver qualidade de vida dos pacientes.

A abordagem mais comum visa eliminar as condições de saúde que provocaram o problema, a fim de evitar a sua evolução. Outras medidas são paliativas, como o uso do aparelho auditivo.

Assim como outros problemas complexos de saúde, é preciso buscar alternativas e meios que tornem o tratamento para a perda auditiva neurossensorial mais eficiente, prático e acessível!

Nesse quesito, a ozonioterapia também desempenha um papel fundamental!

Benefícios da ozonioterapia

A perda auditiva neurossensorial compromete as taxas de oxigênio presentes no aparelho coclear e o tratamento com ozonioterapia pode ser explorado para revitalizar a circulação.

O tratamento, amplamente reconhecidos ao redor do mundo, também possui uma poderosa ação antimicrobiana e anti-inflamatória, ativa o sistema imunológico e combate transtornos reumáticos ou metabólicos.

Um bom exemplo da eficácia do método está em um estudo publicado em agosto de 2017 pela revista Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, em que uma equipe turca de médicos avaliou 106 pacientes com perda auditiva neurossensorial.

A conclusão foi que a adição do ozônio ao tratamento com esteróides foi a forma mais eficaz de garantir sucesso contra o avanço da doença.

Como se não bastasse, os benefícios da ozonioterapia ainda podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, sua autoestima e capacidade imunológica!

Faça seu tratamento com profissionais que entendem do assunto

Você sabia que o ozônio medicinal é eficaz contra mais de 200 patologias? Confira algumas situações em que o tratamento pode ser utilizado:

Você procura pelos benefícios da ozonioterapia contra a perda auditiva neurossensorial ou alguma das outras condições citadas? Acesse o site Dr. Ozonio.

 

Comentários

2 Replies to “Quais os benefícios da ozonioterapia em casos de perda auditiva neurossensorial”

  1. Gostaria de saber um pouco mais sobre ozonioterapia e como ela pode ser benéfica a minha audição. Acredito que estar com perda auditiva neurossensorial. Muito zumbido constantemente e perceptível nos ouvidos, mais precisamente o esquerdo. Creio estar ouvindo menos do ouvido esquerdo.

  2. Itelvino Hoffman 2 anos ago

    Em termos percentuais, qual a média de melhora auditiva após o tratamento com ozônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *