A otite média supurativa crônica é uma patologia que acomete principalmente crianças com menos de cinco anos. Sua incidência é ampla e o tratamento difícil. Considerando as dificuldades que envolvem o tratamento dessa doença, procedimentos como a ozonioterapia na otologia são fundamentais.

A seguir, saiba mais sobre o problema e descubra como o tratamento com ozonioterapia traz novas esperanças para diversos médicos e pacientes!

O que é otite média supurativa crônica?

A otite média supurativa crônica é uma inflamação do ouvido médio caracterizada pela perfuração do tímpano e por uma infecção bacteriana que dura diversas semanas. Geralmente, resulta de tratamentos inadequados ou diagnósticos incorretos para infecções agudas na região auricular.

Apontada pela Organização Mundial da Saúde como a principal causa de problemas auditivos nas crianças, a doença possui um tratamento complicado e exige abordagens médicas integradas para garantir a remissão dos sintomas e a qualidade de vida dos pacientes.

Qual é o papel do tratamento com ozonioterapia na otologia?

Aliado aos métodos tradicionais, o tratamento com ozonioterapia é eficiente contra doenças de origem infecciosa, como é o caso da otite média supurativa crônica e de problemas com origem vascular, como a perda auditiva súbita e periférica, os zumbidos e até as síndromes vertiginosas.

Ao considerar que as patologias mencionadas geralmente respondem mal aos tratamentos convencionais, é possível concluir que grande parte do destaque que o ozônio medicinal possui ao redor do mundo se deve à sua capacidade de proporcionar uma recuperação mais ágil, acessível e menos nociva.

A ozonioterapia na otologia é realizada por via transretal. Nesse procedimento, o ozônio entra em contato imediato com o organismo e desempenha uma poderosa ação antimicrobiana, controlando o avanço da doença.

A influência do gás nos processos metabólicos também faz com que os indivíduos tratados apresentem uma melhora clínica significativa, evitando o uso prolongado de medicamentos e combatendo sintomas secundários da perda auditiva, como tonturas, insônia e ansiedade.

Mais do que ampliar os resultados das intervenções para otite média supurativa crônica, o tratamento com ozonioterapia ainda é eficiente contra outros diversos problemas otológicos:

  • Em casos de síndrome vertiginosa, o ozônio garante um avanço significativo no tratamento, reduzindo a permanência hospitalar sem provocar efeitos colaterais;
  • Já pacientes com perda auditiva podem recuperar parte da audição e ainda garantir uma melhoria significativa em sua qualidade de vida;
  • Os zumbidos, por sua vez, são melhorados logo nas primeiras sessões, com uma evolução que provoca a redução do sintoma até um volume suportável ou ainda a sua eliminação total.

Ainda que os benefícios da ozonioterapia na otologia sejam inquestionáveis, é preciso ter em mente que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir melhores resultados durante o tratamento.

Como a otite média supurativa crônica não apresenta dores e os sintomas incluem apenas a perda auditiva em si ou a drenagem do ouvido médio, é preciso manter-se atento, principalmente se você ou o seu filho possuem predisposição para a doença.

Os principais fatores de risco incluem hábitos simples, como limpar os ouvidos com cotonetes, convivência em locais superlotados, permanência em creches, furos na orelha mal esterilizados ou problemas de nutrição.

Previna-se e, em caso de qualquer problema, preze sempre por médicos e profissionais da saúde que realmente entendem do assunto!

Como usufruir da ozonioterapia na otologia e em outras áreas?

Você já conhecia o papel da ozonioterapia na otologia? Quer garantir o tratamento mais adequado para o seu caso?

Então acesse o site Dr. Ozônio e converse com um profissional referência no tratamento com ozonioterapia para otite média supurativa crônica.

Comentários

2 Replies to “Ozonioterapia no tratamento de otite média supurativa crônica”

  1. Por favor gostaria de saber se para tratamento da tinitus (zumbido) a aplicação é eficaz sendo via auricular (com estetoscópio). Grato

  2. Porque manda fazer perguntas se não responde???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *