A busca por uma vida longa, a partir de uma rotina mais saudável, tem motivado novos hábitos e comportamentos, não é mesmo? As opções naturais ganham força, tanto na alimentação, quanto no consumo de medicamentos, de produtos cosméticos e de higiene pessoal. É uma perspectiva que amplia, por exemplo, o uso dos óleos essenciais. Você os conhece?

Pois bem, tratam-se de substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas, que possuem aplicação bastante variada, de acordo com propriedades específicas. Obtidos a partir de técnicas especiais de extração, esses óleos têm benefícios cada vez mais reconhecidos. O óleo de avestruz é um bom exemplo das vantagens dessas técnicas naturais que estão revolucionando a medicina tradicional.

Sabendo mais sobre o óleo de avestruz

Retirado de uma bolsa de gordura presente na região abdominal da ave, o óleo de avestruz é rico em ácidos graxos, os famosos ômegas. Possuem benefícios estéticos e podem ser usados para prevenção de doenças e promoção de saúde.

O óleo de avestruz não tem contraindicações e pode ser adquirido, também, na forma de creme e cápsulas. O mercado disponibiliza, inclusive, a banha, que pode ser utilizada no preparo de alimentos. O grande cuidado é consultar e seguir recomendação médica específica em relação a dosagem e posologia adequadas para cada caso.

As aplicações do óleo de avestruz

No tópico a seguir, vamos apresentar algumas das principais aplicações do óleo de avestruz e você entenderá porque estamos falando de um verdadeiro aliado.

Doenças de pele

o uso do óleo de avestruz no tratamento de eczema, dermatite, psoríase, e até mesmo da hanseníase, é bastante efetivo. É um resultado relacionado à presença do ômega 7, que atua na regeneração celular, melhorando a saúde da pele. Por isso, o óleo de avestruz também tem alto poder cicatrizante e regenerativo.

Saúde mental

o ômega 9, também abundante no óleo de avestruz, auxilia o processo de sintetização de hormônios, melhorando a performance mental e reduzindo sintomas da TPM e menopausa.

Pelo mesmo motivo, o uso contínuo tem excelentes reflexos no aumento do vigor e disposição, com relatos de melhora nos sintomas da depressão, estresse e ansiedade e nos quadros de declínio cognitivo, em doenças como o Alzheimer. Observa-se, inclusive, alguns bons resultados em quadros de hidrocefalia.

Ação anti-inflamatória e saúde cardiovascular

A ação anti-inflamatória atuando preventivamente e combatendo as dores, está relacionada a outro ácido graxo: ômega 3. Associado à alimentação, ele também ajuda na manutenção dos bons níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas.

Aplicações estéticas e aumento da imunidade

O emagrecimento é outro processo facilitado pelo óleo de avestruz. Isso porque os ômegas 6 e 9 são muito eficientes na queima de gordura, rejuvenescimento e hidratação da pele, evitando rugas e linhas de expressão. Além desses benefícios estéticos, eles também trazem mais saúde para unhas e cabelos.

As linhas de hidratantes corporais e faciais a base de óleo de avestruz são, inclusive, liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Da mesma forma, o ômega 6 fortalece o sistema imunológico, reforçando as defesas do organismo e a prevenção das doenças autoimunes.

Gostou de conhecer os benefícios do óleo de avestruz? Nos canais digitais da Saúde com Ozônio você encontra ainda mais dicas. Acompanhe nossos perfis no Facebook e Instagram para encontrar uma vida saudável e cheia de qualidade.

Comentários

One Reply to “Conheça o poder curativo do óleo de avestruz”

  1. Nossa, ja ouvi maravilhas sobre a ozonioterapoia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *