O tratamento para dor na mandíbula pode ser desafiador para médicos e pacientes. Afinal, trata-se de uma condição com causas diversas, capaz de afetar significativamente a função das articulações e a qualidade de vida dos indivíduos.

Reconhecida como uma das mais eficientes técnicas integrativas, a ozonioterapia garante novas possibilidades nessa área, já que conta com efeitos benéficos contra praticamente todos os fatores capazes de desencadear esse tipo de condição.

A seguir, confira os principais detalhes sobre a doença e entenda os motivos que destacam o ozônio como um dos recursos mais importantes no tratamento para dor na mandíbula!

 

Veja quais são as principais causas e sintomas da dor na mandíbula

A dor na mandíbula, conhecida também como dor na articulação temporo-mandibular, ou simplesmente ATM, se caracteriza por uma sensação latejante e desconfortável.

Ela pode começar de maneira súbita e suave, quase imperceptível, ganhando intensidade com o passar do tempo.

Ela demanda a avaliação de diversas causas para determinar sua origem. Isso porque é uma condição multifatorial, ou seja, provocada por diversas situações que, juntas, causam a pressão e o desconforto na articulação mandibular.

Entre as mais comuns, destacam-se:

  • Hiperatividade muscular;
  • Bruxismo;
  • Estresse;
  • Lesões odontológicas;
  • Traumas na região da mandíbula.

Em situações mais graves, as dores da ATM são tão fortes que afetam a face, cabeça, pescoço ou ouvido. Por isso, o problema pode ser confundido com outras patologias, fazendo com que os pacientes busquem por tratamentos errados, o que agrava a condição.

Entenda como é o tratamento para dor na mandíbula com ozonioterapia

Como mencionamos anteriormente, a dor na mandíbula é uma patologia multifatorial. Por conta disso, seu tratamento conta com diversas frentes, que visam controlar e corrigir as causas do problema.

Entre as suas diversas intervenções, destacam-se:

  • Possibilidades de tratamentos para ansiedade;
  • Uso de placas de mordida;
  • Dietas pastosas;
  • Medicamentos analgésicos;
  • Fisioterapia;
  • Cirurgias em situações mais graves.

 

Reconhecida como uma das técnicas integrativas mais eficazes e seguras, a ozonioterapia também se destaca nessa área, tornando os tratamentos mais céleres, precisos e menos passíveis de efeitos colaterais.

 

Com amplas aplicações na odontologia, o ozônio conta com diversos efeitos benéficos. Sua ação anti-inflamatória tem destaque especial no tratamento para dor na mandíbula, já que intervém diretamente nas causas do problema.

Nesse sentido. além de reduzir inflamações, melhorar a circulação e recuperar células comprometidas, a ozonioterapia ainda tem alto poder oxidativo e antimicrobiano.

Isso faz com que ela também seja uma poderosa aliada para casos em que cirurgias são necessárias, aumentando a sua segurança e eficácia.

Além disso, ela melhora a imunidade dos pacientes, seu vigor físico e mental, agregando não só mais qualidade de vida, mas também mecanismos contra o estresse e a ansiedade, que são diretamente ligados à ATM.

Para que você tenha uma melhor ideia sobre a importância do ozônio no tratamento para dor na mandíbula, no item seguinte, confira os resultados de um dos principais estudos realizados na área!

A eficiência da ozonioterapia no tratamento para dor na mandíbula

Para confirmar a eficácia da ozonioterapia no tratamento para dor na mandíbula, recentemente, um estudo foi promovido por pesquisadores espanhóis.

Nesse estudo, 25 pacientes com queixas de distúrbios da ATM foram selecionados e receberam 2 ml de ozônio, na concentração de 10 µg/ml, em cada articulação afetada. A técnica utilizada foi a de injeções diretas.

Vale destacar que, as injeções foram repetidas duas vezes por semana e os sintomas clínicos foram avaliados com precisão antes e depois do tratamento. Das 25 pessoas, 84% apresentaram uma melhoria significativa, ficando sem sintomas.

Para que essa eficácia seja garantida, porém, é importante reafirmar que os profissionais responsáveis pelo tratamento devem contar com a devida qualificação e experiência para lidar com o gás.

Se você também deseja realizar o seu tratamento para dor na mandíbula com quem mais entende de ozonioterapia, acesse o site da Clínica Dr. Ozônio e agende a sua consulta. Não perca também as principais novidades do nosso blog!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *