A acupuntura já é utilizada há mais de dois mil anos pela medicina oriental. Ela trabalha na estimulação de pontos anatômicos relacionados a muitos órgãos e sistemas de nosso organismo. Com essas possibilidades físicas e psicológicas, o tratamento traz alívio para muitas doenças e condições.

A medicina tradicional e milenar chinesa acredita que as doenças de nosso corpo nada mais são do que o resultado do desequilíbrio dos canais de energia do organismo e é assim que a acupuntura atua, ela faz o ajuste de yin e yang. Já a medicina moderna ocidental, acredita que os efeitos dessa técnica ocorrem graças à estimulação de substâncias que trabalham no organismo.

Conheça agora os principais benefícios da acupuntura:

Regulação do organismo e emagrecimento

Segundo a medicina chinesa, o acúmulo de peso é o resultado de um desequilíbrio de nossos órgãos e glândulas que são responsáveis pela saciedade e fome, pela liberação de glicose na corrente sanguínea e pelos níveis hormonais.

Quando esse sistema sofre algum tipo de perturbação começamos a comer de maneira inadequada e é nesse momento que nosso organismo não consegue lidar com essa sobrecarga causada.

E é aí que entram os benefícios da acupuntura, atuando em pontos ligados ao fígado e ao baço, ela restabelece o equilíbrio. Esses dois órgãos são responsáveis pelo metabolismo. O pâncreas também pode ser estimulado, liberando a glicose e também a tireóide que controla uma cadeia de hormônios importantes.

Controla a ansiedade, o estresse e a depressão

Do mesmo modo em que a acupuntura também consegue atuar no reequilíbrio dos hormônios do nosso metabolismo, o tratamento também exerce efeito sobre os hormônios que também têm relação com o bem-estar. 

Estimular pontos específicos ajuda a regular a liberação e produção de serotonina e endorfina, responsáveis pelo relaxamento e felicidade. Como consequência do controle desses distúrbios, temos também o aumento da imunidade.

Trata a insônia

Hoje em dia muitas pessoas sofrem com a insônia. Para essas pessoas, a acupuntura também é uma importante aliada. Quando pontos específicos são estimulados, é possível que a produção e liberação noturna de melatonina sejam regulados, hormônio que é responsável pelo sono.

Alivia dores nas costas e joelhos

Você sabia que até 85% das pessoas passam ou já passaram por episódios de dores nas costas pelo menos alguma vez na vida? Principalmente na região lombar. E é por isso, que esse é um dos grandes motivos que pacientes procuram a acupuntura. Muitas coisas podem levar a essa dor crônica nas costas, como sobrepeso e lesões na musculatura, como também perturbações do sono e estresse.

Reduz problemas no sistema digestivo

Se você conta com problemas estomacais, como vômitos, náuseas, má digestão e azia, saiba que a acupuntura é recomendada. Mulheres grávidas são grandes beneficiadas de tratamentos de acupuntura, pois sofrem bastante desses sintomas e nem sempre podem ser tratadas com os medicamentos que conhecemos.

Alivia a dor crônica de cabeça e a enxaqueca

As crises de enxaqueca e as dores de cabeça crônicas são horríveis, não é mesmo? Elas prejudicam nossa vida pessoal e profissional de todos aqueles que contam com elas. E como a acupuntura apresenta efeitos analgésicos anti-inflamatórios, ela é uma ótima opção de tratamento para esses problemas.

Alivia os sintomas da TPM

A acupuntura pode ser uma grande aliada das mulheres que sofrem com cólicas, dores de cabeça, inchaço, alterações do humor e outros sintomas durante a TPM. Podem ser necessárias de oito a dez sessões de acupuntura no início para que o equilíbrio dos sistemas nervoso e endócrino seja equilibrado. Depois pode ser por pelo menos uma vez por mês.

Ozonioterapia como um aliado da acupuntura

Saiba que você pode contar com a ajuda da ozonioterapia junto com suas sessões de acupuntura. Isso porque contar com esse tratamento só vai lhe ajudar ainda mais a ter uma boa saúde. Isso porque o nosso corpo necessita de oxigênio para ficar bem e se curar de possíveis doenças, sejam elas causadas pelo o que for, além de evitar que novas apareçam.

A terapia com ozônio funciona da seguinte maneira: ela aumenta a quantidade de oxigênio nos tecidos, isso faz com que os processos que não são saudáveis ao nosso corpo sejam interrompidos. Entre eles, o crescimento de bactérias patogênicas caso haja uma infecção e também impedindo alguns processos oxidativos, ou seja, é uma terapia que é utilizada para auxiliar um grande número de problemas de saúde.

Quer contar com uma ótima saúde e assim melhorar a sua qualidade de vida? Não dispense os tratamentos com as terapias alternativas, como a acupuntura e a ozonioterapia. Elas são eficazes contra um número muito grande de doenças, além de não serem invasivas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *