Descubra como tratar problemas ortopédicos com terapias complementares.

Uma condição extremamente comum a diversas pessoas, as dores ortopédicas podem ser apenas desagradáveis, no entanto, existem alguns casos mais graves que chegam a ser limitantes, dificultando a realização de tarefas corriqueiras e necessárias para o dia a dia.

Existem diversos tipos de dores ortopédicas, que normalmente são provenientes de condições clínicas e enfermidades específicas. Entre as causas mais comuns de dores ortopédicas relacionadas a doenças, os seguintes quadros são os mais encontrados:

  • Tendinite;
  • Distensão muscular;
  • Bursite;
  • Ruptura de ligamento;
  • Artralgia;
  • Artrose;
  • Lombalgia.

Existem diversas abordagens sobre como tratar problemas ortopédicos, entre as práticas mais comuns estão o uso de medicação, a imobilização, sessões de fisioterapia e até mesmo intervenções cirúrgicas.

Felizmente, os resultados nos tratamentos para dores ortopédicas podem ser potencializados com terapias complementares minimamente invasivas, que apresentam grandes resultados, como as seguintes:

Ozonioterapia

A ozonioterapia, também conhecida como terapia com ozônio, consiste na administração do gás ozônio com a intenção de garantir uma melhor circulação no local, facilitando o processo de cicatrização e reduzindo os efeitos inflamatórios.

A técnica de ozonioterapia utilizada depende de cada quadro, no entanto, as abordagens mais comuns para dores ortopédicas consistem em auto-hemoterapia, injeção intramuscular, aplicação intra-arterial, intravenosa direta ou intra-articular.

Ozoniopuntura

A ozoniopuntura é uma técnica que une os reconhecidos benefícios da tradicional terapia chinesa da acupuntura, como a ozonioterapia, aliando terapias com excelentes resultados no tratamento de dores ortopédicas dos mais diversos tipos, desde condições agudas até casos crônicos.

A abordagem da ozoniopuntura varia conforme o quadro clínico de cada paciente, por isso é necessária uma avaliação prévia para que um plano de tratamento seja traçado e executado.

Nutrição Ortomolecular

Na nutrição ortomolecular, também conhecida como soroterapia, uma análise laboratorial do paciente é realizada com a finalidade de identificar deficiências nutricionais e hormonais para que então a suplementação seja realizada para suprir as necessidades básicas do organismo e também reduz a presença dos radicais livres que desencadeiam uma série de processos inflamatórios.

Nesta terapia a intenção é garantir que o corpo possua as melhores condições possíveis para tratar as suas enfermidades de modo satisfatório, potencializando os efeitos provenientes das abordagens convencionais.

É importante lembrar que os tratamentos relatados acima são terapias complementares. Ou seja, ainda que os resultados se desenvolvam como esperado e a melhora das dores ortopédicas seja notória, o paciente não deve abandonar, substituir ou negligenciar a abordagem médica convencional.

Em caso de dúvidas, a melhor opção é retornar ao médico para sanar as questões, realizar uma nova avaliação clínica, para que somente então uma nova abordagem sobre o quadro seja planejada e executada.

Agora que você conhece algumas terapias complementares que podem ser utilizadas como tratamento para problemas ortopédicos, não deixe de marcar a sua consulta na Dr Ozônio, uma referência quando se trata de Clínica de Terapias Integrativas e Complementares.

Além dos tratamentos para dores ortopédicas, a Dr Ozônio possui uma série de terapias e abordagens para diversas condições e enfermidades, como, por exemplo, a hidrozoniocolonterapia, sendo a única clínica de terapia com ozônio com atuação liberada pela vigilância sanitária do município de São Paulo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *