NOTA TÉCNICA Nº 38/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA

Processo nº 25351.914399/2020-19

Ementa: Desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia de Covid 19

A Anvisa emitiu no dia 07/05/2020 uma nota sobre o uso de câmaras, cabines ou túneis para desinfecção de pessoas. A nota técnica cita:

Nos últimos dias, temos observado grande disseminação de publicidade em relação à utilização de estruturas (câmaras, cabines ou túneis) para desinfecção de pessoas, em diversas regiões do país.

Inicialmente, deve-se esclarecer que, quando da aprovação de produtos saneantes desinfetantes, a Anvisa avalia sua aplicação em objetos e superfícies, mas não sua aplicação direta em pessoas. Dessa forma, não foram avaliadas a segurança e eficácia desses produtos nessa última situação. Portanto, não existe, atualmente, produto aprovado pela Anvisa para “desinfecção de pessoas”

Alguns dos efeitos adversos à saúde dos produtos químicos utilizados são os que seguem:

Ozônio: a exposição leve a moderada ao GÁS ozônio produz sintomas do trato respiratório superior e irritação ocular (por exemplo, lacrimação, queimação dos olhos e garganta, tosse improdutiva, dor de cabeça, dor subesternal, irritação brônquica, gosto e cheiro acre). Exposições mais importantes, como as observadas em ambientes industriais, podem causar desconforto respiratório significativo com dispneia, cianose, edema pulmonar e hipotensão, podendo levar a óbito. O ozônio pode exacerbar o comprometimento das pequenas vias aéreas de adultos fumantes. O ozônio é um gás comburente que pode acelerar fortemente a ignição e aumentar os riscos de incêndio.

A nota da Anvisa cita o uso do GÁS OZÔNIO e sim, ele pode ser perigoso quando em contato com vias respiratórias. Agora, o uso da ÁGUA OZONIZADA é aprovado pela própria Anvisa.

Infelizmente, algumas empresas que não possuem experiência e conhecimento suficiente da tecnologia do ozônio estão vendendo soluções não muito seguras e eficientes. Essas empresas injetam o gás ozônio diretamente na linha que abastece a bomba de pulverização do sistema de ozônio do túnel, levando o gás junto com a água ozonizada para os bicos e injetando dentro do túnel.

É necessário utilizar um reservatório com tampa (o gás ozônio que não for incorporado na água, ficará preso no tanque) e uma bomba para fazer a incorporação dentro do tanque. Uma segunda bomba faz a injeção da água ozonizada no túnel.

Instagram: ligiacamara_o3

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *