Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Ozônio, Ozonioterapia, Saúde em geral

Detox no corpo: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento!

Você tem ideia do quanto fazer detox no corpo pode ser benéfico para a sua saúde e como essa prática pode contribuir para o bom funcionamento do seu corpo de modo geral?

Muitas pessoas buscam as dietas detox como alternativa para o emagrecimento. Porém, mais do que fazer com que as pessoas percam medidas, o detox tem ações que interferem diretamente na saúde do organismo.

O detox no corpo tem o simples, mas poderoso objetivo de fazer uma limpeza profunda no organismo, eliminando todas as toxinas que se acumulam ao longo do tempo.

E é aconselhável que essa limpeza seja feita pelo menos a cada três meses, pois proporcionará excelentes resultados não apenas para o seu organismo, mas também refletirá em ótimos benefícios para a sua disposição e para a saúde de sua pele.

Então, reunimos neste blog post, tudo o que você precisa saber sobre o detox no corpo, as melhores dicas de como fazer essa limpeza no organismo e todos os benefícios que você terá ao realizá-lo. Confira!

O que são toxinas e como ocorre a acumulação no corpo?

As toxinas, quando em contato com algum organismo, se tornam um agente agressor que pode causar doenças e prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Portanto, podemos dizer que as toxinas são impurezas biológicas que acumulamos no corpo ao longo da vida. Esse processo de intoxicação acontece principalmente pela ingestão de alimentos com baixo teor de nutrientes.

Mas, não é somente o fast food ou os refrigerantes que são capazes de causar a intoxicação no organismo através das toxinas. Alguns alimentos que são considerados saudáveis, também podem contribuir para que essas impurezas se acumulem no corpo.

Isso porque até que o alimento chegue na nossa mesa, ele passa por vários processos. Neles, em geral, é incluído o processamento com substâncias químicas, modificações genéticas ou até mesmo agrotóxicos que muitos produtores de frutas e legumes usam para tratar do alimento no período de plantio.

Assim, todo esse processamento faz com que o alimento não chegue 100% saudável em nossa mesa como chegaria se fosse plantada, cultivada e colhida diretamente de uma horta caseira, por exemplo.

Mesmo que a sua alimentação seja bastante regrada, com bons alimentos nutritivos e que os alimentos de baixa nutrição não sejam parte constante do seu cardápio, é indicado que de tempo em tempo você faça uma dieta de detox no corpo. Dessa maneira, com a destoxificação dessas toxinas, você continuará a manter uma boa saúde.

Reações das toxinas no organismo

Os alimentos com toxinas que são ingeridos diariamente podem, com o tempo, causar inflamações no organismo. Essas, interferem no bom funcionamento do corpo como um todo e o resultado das toxinas no organismo, muitas vezes, refletem em alguns sintomas que podem ser sentidos diariamente, como:

  • Dor de cabeça frequente;
  • Fadiga a todo momento;
  • Problemas intestinais;
  • Inchaço abdominal e gases;
  • Imunidade baixa;
  • Facilidade no ganho de peso;
  • Mau hálito;
  • Juntas doloridas ou inchadas;
  • Manchas na pele;
  • Insônia;
  • Ganho de peso;
  • Unhas frágeis;
  • Aumento da queda de cabelo;
  • Dores musculares.

Nesse sentido, fazer o detox no corpo é uma excelente alternativa para combater esses malefícios de um organismo que está em mau funcionamento.

Dieta detox

Diante de todos os prejuízos que as toxinas podem causar, é importante que com regularidade o organismo seja submetido a processos de detox para evitar que reações como as citadas acima aconteçam.

O detox no corpo é uma ótima alternativa para fazer um bom processo de limpeza e para diminuir a retenção de líquidos. Esse é apenas um dos muitos benefícios que o corpo sente ao incluir na rotina a dieta detox.

Ainda, é importante lembrar que uma dieta desintoxicante não se trata apenas de deixar de comer ou diminuir a frequência da ingestão de alimentos que podem contribuir com a intoxicação do organismo, como por exemplo:

  • O açúcar refinado;
  • Os alimentos industrializados;
  • O consumo de álcool e cigarro com frequência;
  • Os alimentos com gorduras saturadas, gorduras trans e hidrogenadas.

A dieta detox também é sobre uma série de alimentos que você vai passar a comer com mais frequência para que eles contribuam com o processo de limpeza do organismo. Alguns desses alimentos são:

Salmão

Peixe com alta concentração de nutrientes pertencentes à família ômega 3. As propriedades do salmão contém ação anti-inflamatória, o que é ótimo para um organismo com muitas toxinas.

Frutas e legumes

Esses alimentos já facilitam por si só a digestão dos alimentos. Além disso, as verduras, frutas e legumes também são excelentes fontes de minerais e vitaminas que servem como antioxidante no organismo.

Chá-verde

O chá-verde é uma bebida que pode ser ingerida diariamente e que ajuda a combater a inflamação do organismo graças a catequinas. Ela é uma das propriedades desse chá e é responsável pelo efeito termogênico que contribui para diminuir a concentração de gordura no corpo.

Gengibre

Além da grande concentração de vitamina B6, o gengibre também tem a função de ser anti-inflamatório, antioxidante e bactericida no organismo. O seu consumo pode ser de várias formas: através de chás, sendo ralado ou fatiado e até mesmo mordendo pequenos pedaços dele no estado cru.

Alimentos integrais

A principal razão para incluir os alimentos integrais na alimentação é a melhora intestinal que esses alimentos apresentam. Rico em fibras, os grãos e outros alimentos integrais ajudam na eliminação das toxinas também através das fezes.

Grãos

Os grãos integrais que geralmente são consumidos em conjunto com as saladas, com as frutas e com os sucos, são ótimas fontes de vitaminas e minerais e assim como os alimentos integrais, ajudam no melhor funcionamento do intestino.

Limão e lima

Um copo com água e suco de limão em jejum diariamente é excelente para fazer a limpeza do organismo e estimular o melhor funcionamento do fígado.

Além disso, com muita vitamina C, ácido cítrico e com o d-limoneno, o limão se torna excelente no processo de detox no corpo. Mas, atenção! Pois, se já existe o diagnóstico de gastrite e úlceras, essa parte da dieta deve ser evitada para não agravar o quadro.

Shitake

Um tipo de cogumelo que faz parte da família de vitaminas B. O Shitake também ajuda na limpeza do organismo graças a uma de suas propriedades, os oligoelementos.

Água de coco

Além de refrescante e com a função de hidratar o corpo, a água de coco possui vitaminas A e também vitaminas do complexo B, o que contribui para o bom funcionamento dos rins e também é um ótimo antioxidante.

Água

A água é o investimento mais básico para um bom detox no corpo. Entre tantos benefícios, ela ajuda no bom funcionamento do organismo, na hidratação do corpo e contribui também para a eliminação das toxinas por meio da urina.

Considerando que a água também pode restabelecer o pH do organismo, é aconselhável buscar por água com pH acima de oito, que também é conhecido como pH alcalino. Essas informações podem ser facilmente consultadas na embalagem das garrafas.

Além de incluir esses alimentos na sua rotina com a maior frequência possível, é importante que não só os alimentos industrializados e que são prejudiciais ao organismo sejam evitados, mas também a carne vermelha durante o processo de destoxificação. Isso porque esse tipo de carne pode contribuir com o aumento da inflamação devido a sua lenta digestão.

Quais são os benefícios do detox no corpo?

Além de saber como fazer um detox no corpo, é importante também entender os benefícios dessas mudanças alimentares para que toda a dieta seja feita de modo consciente.

Além dos vários benefícios que o detox pode proporcionar ao corpo, existem também os benefícios da detoxificação para a saúde mental, pois qualquer boa alteração no corpo resultará também em influências positivas ao bem-estar e a possíveis transtornos emocionais ou alimentares.

Mas, para além disso, realizar o processo de destoxificação também apresenta para o corpo outros benefícios que podem ser sentidos, inclusive no que diz respeito à aparência física.

Algumas vantagens do detox no corpo são:

Favorece o emagrecimento

Com a mudança na alimentação e melhor funcionamento do organismo, qualquer processo de emagrecimento que se venha a fazer, é beneficiado pela dieta detox.

Melhora a função digestiva, elimina o desconforto abdominal e diminui o inchaço e os gases

A liberação das toxinas refletirá também no bom funcionamento do intestino e na melhor digestão dos alimentos. Todas essas mudanças vão atuar nos problemas ligados à região abdominal, como o inchaço e os gases, por exemplo.

Melhora a absorção de nutrientes

Um organismo em bom funcionamento melhora também a maneira como o corpo absorve e trabalha os nutrientes recebidos através dos alimentos.

Combate os radicais livres, o envelhecimento e previne doenças crônicas, como hipertensão e diabetes

Só de fazer a troca de alimentos industrializados, por legumes e verduras, por exemplo, o corpo já responde de maneira positiva não só na questão do bom funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, mas também auxiliando nas doenças crônicas e na pele.

Elimina resíduos e líquidos do corpo

É preciso que todo alimento ou bebida que é ingerido tenha um destino e uma função.

Para os resíduos e líquidos que não ajudam no bom funcionamento do corpo, é necessário que de alguma forma aconteça a eliminação. O detox no corpo, também tem a função de os eliminar.

Reequilibra as funções metabólicas (como a produção de hormônios)

O detox no corpo tem papel também no melhoramento do metabolismo. Isso ocorre porque ao limpar as impurezas que antes causavam lentidão nos processamentos de tudo que é ingerido, o organismo passa a trabalhar melhor em conjunto com as funções metabólicas do corpo.

Aumenta a energia e a disposição

A energia e a disposição que se sente no dia a dia está ligada diretamente com a forma que o corpo está consumindo os nutrientes e processando cada alimento que é ingerido.

Se um organismo só recebe alimentos industrializados, açucarados e de difícil processamento, ele terá que usar muita energia para tentar trabalhar e dar direcionamento a cada substância.

Com o detox no corpo, o organismo passa a funcionar de forma mais leve, o que resulta em um aumento de disposição na rotina.

Além desses benefícios que são sentidos primeiro no organismo, o detox no corpo também apresenta bons resultados que podem ser percebidos no lado externo, como, por exemplo, uma pele mais bonita, unhas mais fortes e cabelos mais saudáveis.

Dicas para fazer detox no corpo

Além da parte da alimentação que pode ser inserida na rotina e nos alimentos que é aconselhável serem evitados na maior parte da semana, ainda existem outras formas de fazer o detox no corpo em casa mesmo.

Alguns hábitos alimentares que são simples, mas bastante nutritivos e que podem ser inseridos facilmente na rotina já são ótimas iniciativas para contribuir com a lista de benefícios da detoxificação para a perda de peso e para a limpeza do organismo.

Algumas dicas de como fazer o detox é:

Hidratação

Fundamental não somente para o bom funcionamento do organismo, mas para todo o corpo, a hidratação que é feita através da água de coco, por exemplo, contribui muito para o detox no corpo.

Chás

Existe uma lista enorme de opções de chás que se pode tomar com a intenção de fazer a limpeza no organismo, tudo vai depender das propriedades usadas para fazer a bebida.

O chá verde, o chá de hibisco, o chá de gengibre e o chá de leão são ótimas opções para fazer a destoxificação do organismo.

Consumo de folhas verdes

As folhas verdes têm propriedades que ajudam na função de detox do corpo. Dessa forma, sempre que possível, insira na sua alimentação a couve, o brócolis, a rúcula, o espinafre e outras folhas da mesma categoria.

Além da salada, também é possível fazer suco com algumas dessas folhas, como a couve, por exemplo.

Consumo de frutas

As frutas são portadoras de muitas vitaminas que são benéficas para o corpo. Além disso, as cor vermelha, como o morango ou a cereja são ótimas fontes de antioxidante para o organismo.

Dar preferência aos cereais integrais

A concentrada quantidade de minerais que estão presentes nos cereais atuam na limpeza do organismo e ajudam no processo de saída das toxinas.

Consumir gorduras saudáveis

Os alimentos de gorduras saudáveis são antioxidantes e podem ser encontrados no azeite de oliva e no abacate, por exemplo.

Evitar o consumo de bebida alcoólica, refrigerantes, cereais refinados, frituras, doces e sal

A ingestão desses alimentos com alta concentração de açúcar faz com que o processo de digestão seja mais lento, o que causa grandes transtornos e acúmulo de toxinas no organismo.

Evitar comer esse tipo de alimento é uma forma de não sobrecarregar o organismo e contribuir com o detox no corpo.

Alimentos orgânicos e não artificiais

Seguindo a mesma linha de raciocínio da recomendação acima, os alimentos artificiais e industrializados passam por processos químicos até chegar ao prato, o que pode fazer muito mal ao corpo.

Já os alimentos orgânicos são livres dessas toxinas e ajudam a manter um organismo em bom funcionamento.

Praticar exercícios regularmente

A prática de exercícios com regularidade ajuda na melhor circulação do sangue que leva o oxigênio e os nutrientes para todas as células do corpo.

Somando as recomendações de alimentos que ajudam no detox do corpo e essas dicas práticas do que pode ser feito para limpar o organismo, você certamente vai ajudar no processo de eliminação das toxinas que seu copo acumulou durante muito tempo.

O que é a hidrocolonterapia e como faz detox no corpo?

Para além das opções de detox do corpo que pode ser feita em casa através da ingestão de alimentos e de algumas práticas diárias, também existe outra alternativa que contribui com o processo de destoxificação.

A hidrocolonterapia é um tratamento que atua diretamente no intestino. Todo o seu processo, faz com que sejam removidas do intestino as fezes, os gases e também as toxinas.

Através da hidrocolonterapia é feita uma lavagem intestinal que ajuda não somente a resolver problemas ligados ao intestino, mas também a aliviar dores abdominais e auxiliar no emagrecimento.

Como é feito o processo da hidrocolonterapia

A quantidade de sessão e o tempo que cada tratamento pode variar. Pois, tudo depende da indicação do terapeuta e da disposição financeira do paciente. Mas, na prática, o procedimento costuma ser tranquilo e sem a necessidade de repouso.

Antes de iniciar a sessão, o paciente faz a ingestão de um coquetel de óleos naturais que ajudam em todo o processo de limpeza.

Depois, o paciente é colocado em posição angulosa para que uma cânula descartável que tem a medida de um dedo seja introduzida no ânus.

Um aparelho que envia até 30 litros de água filtrada, morna e ozonizada para o intestino faz a limpeza de toda parte intestinal e pode chegar a atingir também do reto até o apêndice para que seja feita uma limpeza profunda.

Além das toxinas, fezes envelhecidas que podem estar presas no intestino, muco e parasitas podem ser removidas com o procedimento da hidrocolonterapia.

Assim, essa limpeza intestinal contribui diretamente para pelo menos 30% de todo o processo de detox no corpo – o que colabora para um bom funcionamento do organismo.

Quais os benefícios da hidrocolonterapia?

Fora a boa contribuição que a profunda limpeza no intestino tem para a destoxificação do organismo, ainda existem outros benefícios da hidrocolonterapia para o detox no corpo.

Isso contribui não só com a liberação das toxinas que se acumulam no corpo ao longo do tempo, mas também tem interferências positivas em doenças do corpo, como a dificuldade de cicatrização, por exemplo.

Outros benefícios que o tratamento da hidrocolonterapia apresenta para o copo, são:

  • Ajuda na melhor nutrição de todos os tecidos do organismo;
  • Contribui para a melhora do quadro de estresse;
  • Pode auxiliar no tratamento de prevenção contra o câncer;
  • Favorece a liberação das toxinas através da ação diurética;
  • Ajuda no tratamento da hemorroida;
  • Ajuda na regeneração celular;
  • Evita que aconteça a auto-intoxicação através da remoção dos materiais acumulados no intestino;
  • Faz a drenagem e a purificação do fígado;
  • Faz a purificação do rim e do pulmão, contribuindo para um funcionamento melhor dos órgãos;
  • Faz a desintoxicação de álcool e drogas;
  • Ajuda no esvaziamento da vesícula biliar;
  • Regulariza a absorção de nutrientes e o processo de digestão;
  • Regula o colesterol;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda na redução e na prevenção de celulite.

Outro benefício que é sentido pelas pessoas que fazem a hidrocolonterapia é a perda de medidas, que inclusive é uma das razões que leva muitas pessoas buscarem o tratamento para ter uma redução de peso.

Lembrando que a hidrocolonterapia não irá fazer todo o detox que o corpo necessita. Essa opção de tratamento vai contribuir, mas ele precisa ser usado em conjunto com os alimentos e com as dietas que fazem a destoxificação do organismo.

Portanto, o detox no corpo se faz necessário para que uma boa saúde seja mantida, afinal, todas as toxinas e agressões que o organismo sofre diariamente através da ingestão de alimentos precisa ser neutralizada de alguma forma.

Os resultados de um detox no corpo podem variar de uma pessoa para outra, pelo fato de que cada organismo reage de uma forma e cada um tem o seu acúmulo de toxinas. Assim, o ideal é manter diariamente uma rotina de detox do corpo.

Aqui no blog Saúde com ozônio, falamos com frequência dos cuidados que podemos ter em casa e dos tratamentos específicos que podem ser feitos para contribuir com o bom funcionamento do corpo como um todo. Por isso, salve esse site para sempre acompanhar as atualizações de conteúdo!

Por fim, no site do Detox Dr. Ozônio3, você encontra conteúdos ricos e completos sobre cuidados com a saúde e todas as ações que você pode incluir no dia a dia para fazer o detox no corpo e manter o organismo em perfeito funcionamento!

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *