Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Plasma Rico em Plaquetas

Eficácia da aplicação de plasma rico em plaquetas (PRP) no Quadril

O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas vem sendo utilizado para tratar diversas dores e patologias. Mas você sabia que ele pode ser uma opção eficiente para a osteoartrite no quadril? É o que mostram evidências científicas que você pode conferir neste artigo.

O que é Plasma Rico em Plaquetas(PRP)?

O organismo utiliza uma série de substâncias para a reparação de tecidos depois de uma lesão. Tratamentos convencionais utilizam medicamentos ou outras técnicas para aliviar a dor e dar ao corpo o tempo que precisa para produzir essas substâncias na região lesada e se recuperar.

Mas e se existisse uma forma de proporcionar ao organismo substâncias reparadoras para solucionar o problema? Esse é o princípio por trás do tratamento com Plasma Rico em Plaquetas (PRP).

O tratamento inovador utiliza um concentrado feito do próprio sangue do paciente com células reparadoras, principalmente plaquetas, e as injeta no local onde é mais necessário.

Atualmente o tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é utilizado em diversos tipos de lesões, especialmente no esporte. No entanto, pesquisas indicam que ele pode ser usado em uma variedade ainda maior de casos, como nas lesões e patologias do quadril.

Problemas comuns no quadril que atrapalham a vida

O quadril é uma articulação desenhada para transmitir forças entre membros inferiores e superiores. Por suportar toda a carga do movimento, ele sofre desgastes ao longo da vida que, eventualmente, podem se transformar em dores e patologias bastante incômodas.

Uma das doenças comuns que muitas pessoas desenvolvem ao longo da vida é a osteoartrite no quadril. A condição costuma surgir entre os 40 e 50 anos, até os 80 anos boa parte da população acaba afetada por alguma forma da osteoartrite.

Boa parte dos casos não possui causa definida e o paciente sofre com lesões nas cartilagens que rodeiam a articulação do quadril. Conforme as lesões ficam mais graves, a articulação perde mobilidade e sua função.

A rigidez é o principal sintoma da doença, mas ela também pode causar dor na articulação afetada, especialmente em atividades nas quais o quadril é forçado a suportar peso, como ficar de pé.

O tratamento convencional consiste em impedir que a doença avance, piorando ainda mais os movimentos funcionais do paciente.

Aplicação de Plasma Rico em Plaquetas ajuda no quadril?

Ainda não existem muitas pesquisas estudando os resultados do uso de Plasma Rico em Plaquetas na osteoartrite de quadril. No entanto, uma pesquisa, em especial, sugere que a aplicação da substância é benéfica aos pacientes e pode trazer melhoria para as dores e as funções da articulação.

O tratamento minimamente invasivo foi utilizado no experimento com 36 pacientes, com idade entre 49 e 85 anos. Todos foram diagnosticados com dor crônica no quadril relacionada à osteoartrite e submetidos a aplicação de PRP.

Os resultados da aplicação foram acompanhados em diversas fases. Os pacientes passaram por avaliações duas semanas depois do procedimento, três meses e seis meses. Logo na primeira avaliação, houve melhora significativa na dor e retorno às atividades da vida diária. Em seis meses, os pacientes relataram melhora em todas as categorias da avaliação.

Considerando que o Plasma Rico em Plaquetas auxiliou 67% dos pacientes nos primeiros 3 meses, é possível considerá-lo um tratamento eficiente. A aplicação é um processo simples que alivia a dor e ajuda a articulação a se recuperar.

Quer entender mais sobre o PRP e outros tratamentos? Confira nosso blog para estar sempre atualizado. Conheça também o site do Doutor Ozônio para conferir todos os tratamentos disponíveis.

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *