Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Saúde em geral

Entenda os benefícios da Acupuntura para sua saúde e bem estar

Diversas práticas integrativas complementares (PICs) têm auxiliado no tratamento de vários problemas físicos e mentais. Por esse motivo, trouxemos os benefícios da acupuntura para a sua saúde e bem estar.

A terapia milenar da medicina tradicional chinesa tem despertado a atenção de muitas pessoas, principalmente com a pandemia global de coronavírus, que afetou o equilíbrio corporal e mental do mundo todo.

Os benefícios da Acupuntura são alcançados por alguns princípios

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo humano. O objetivo dessa técnica é facilitar a circulação de energia, entendida como parte do importante do corpo.

Com isso se propõe a melhorar a imunidade e auxiliar também no tratamento de problemas emocionais à medida que permite a liberação do fluxo de energia acumulada em inúmeras regiões, chamadas de meridianos.

Sendo assim, os benefícios da acupuntura têm como objetivo restabelecer o equilíbrio do corpo ao promover efeitos analgésicos e a desinflamação de áreas do corpo afetadas pelo acúmulo de energia, que geram dor e uma série de outros sintomas.

Para os chineses, nosso corpo possui uma energia vital chamada de Qi. Com o desequilíbrio dela surgem manifestações no corpo e mente que impedem que o Qi flua através dos canais meridianos.

Como é aplicada esta técnica?

As técnicas de acupuntura são realizadas geralmente com a aplicação de agulhas com comprimentos e espessuras variadas, colocadas nos locais em que se deseja restabelecer o fluxo energético.

Segundo a filosofia chinesa, a aplicação deve respeitar a Teoria dos 5 Movimentos, que relaciona os elementos água, fogo, terra, madeira e metal com órgãos do corpo humano. Essa classificação é a seguinte:

  • Água: corresponde aos rins;
  • Fogo: relacionado ao coração;
  • Terra: é correspondido pelo baço e pâncreas;
  • Madeira: relacionado ao fígado;
  • Metal: corresponde aos pulmões.

A partir dessa definição, o profissional que fará a aplicação irá seguir o mapa dos canais de fluxo da energia respeitando os cinco movimentos, aplicando as agulhas e liberando a passagem do Qi de acordo com o que precisa ser tratado.

Quais são os tipos de acupuntura?

Existem diversas técnicas de acupuntura para diversos tipos de tratamentos. No Brasil, os tipos mais populares são:

Clássica

Esse é o tipo mais tradicional, chamada também de sistêmica. Com ela são aplicadas agulhas finas em diferentes profundidades da pele. Essa técnica tem como função estimular algumas regiões do corpo e liberar o fluxo de energia.

Auricular

Também é conhecida como auriculoterapia e é utilizada com a aplicação de cristais, micro agulhas ou sementes de mostarda em pontos específicos da orelha. É o tipo mais comum para tratar dores nas costas.

Estética

Este é o tipo de técnica utilizada para fins estéticos.

Foca principalmente na aplicação de agulhas na cabeça, rosto e pescoço, estimulando a produção de colágeno e auxiliando no crescimento das células de sustentação, capazes de combater rugas e gorduras localizadas.

Eletroacupuntura

Outra técnica conhecida é a eletroacupuntura, que acopla agulhas finas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos no corpo. Geralmente é utilizada para o alívio de dores crônicas e problemas na coluna.

Quem pode fazer?

É possível alcançar os benefícios da acupuntura em todas as idades, mesmo na gravidez e na velhice, tendo restrições apenas a pessoas com problemas de coagulação do sangue e pacientes com doenças crônicas em estágios avançados.

Na consulta médica será entendido por meio de questionamentos sobre os hábitos pessoais e os sintomas físicos e psicológicos o plano de tratamento que deve ser realizado.

Portanto, é imprescindível o acompanhamento médico para que seja estabelecido o tratamento mais adequado de acordo com as suas necessidades.

Quais os riscos?

Um dos benefícios da acupuntura se dá porque são técnicas muito seguras e que normalmente não apresentam riscos ou efeitos colaterais. Contudo, só deve ser realizada por profissionais qualificados e que seguem as normas da Anvisa.

As agulhas são descartáveis para que não haja risco de contaminação do sangue e outras doenças. Além disso, pessoas que utilizam medicamentos que afinam o sangue precisam consultar um médico antes de realizar a aplicação.

Outro ponto importante é que pacientes que apresentam intensas dores, sangramentos e inchaços nos locais de aplicação devem ser avaliados por um clínico geral para que seja indicado um tratamento mais preciso.

Em quanto tempo os resultados podem ser percebidos?

Geralmente no tratamento de doenças agudas os benefícios da acupuntura são percebidos na hora, podendo ter durações variáveis. Ou seja, tudo irá depender dos sintomas e do diagnóstico médico.

Lembrando que, no caso de doenças crônicas, o foco é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Geralmente os pacientes com essa realidade ressaltam que os resultados são alcançados depois de um ano.

7 Benefícios da Acupuntura para sua saúde

Existem inúmeros benefícios da acupuntura, mas listamos sete deles que são muito comuns no tratamento com essas técnicas. São eles:

Metabolismo, problemas do sistema digestivo e emagrecimento

Segundo a medicina chinesa, o excesso de peso é causado por desequilíbrios dos níveis hormonais, de órgãos e glândulas que controlam a fome e a saciedade e pela glicose liberada no sangue.

Com a restauração do equilíbrio por meio da acupuntura em pontos específicos relacionados ao elemento terra (baço) e madeira (fígado), é possível ajudar no metabolismo. Já em relação a glicose, o estímulo se dá no pâncreas, também do elemento terra.

Além de auxiliar no controle dos hormônios com a estimulação da tireóide, ajuda no emagrecimento tratando os rins e o sistema de excreção, melhorando a eliminação de líquidos e toxinas.

Outro ponto importante é que os benefícios da acupuntura também contribuem para o alívio dos problemas digestivos, vômitos e náuseas, muito comum em pacientes grávidas e pessoas com diferentes tipos de câncer, como efeito colateral da quimioterapia.

Ansiedade, estresse e depressão

Como mencionamos no início do artigo, os benefícios da acupuntura não se estendem apenas ao corpo, mas à mente também. É possível tratar os pontos que impactam na produção de hormônios que promovem o bem estar.

Diversos estudos apontam o auxílio dessas técnicas na produção e liberação de serotonina e endorfina, que respectivamente estão relacionados à felicidade e ao relaxamento.

Além desses hormônios, temos também o cortisol, que com o auxílio dos estímulos diminuem sua atividade no organismo, reduzindo o estresse, ansiedade, depressão e obesidade, auxiliando também na redução dos riscos de doenças cardíacas.

Insônia

Este é um dos benefícios da acupuntura muito procurados. O estímulo de alguns pontos auxiliam na regulação da produção e liberação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Lembrando também que o alívio da ansiedade e estresse também auxiliam na melhora da qualidade do sono até mesmo para pacientes que sofrem de problemas crônicos para dormir.

Dores nas costas e joelhos

Um problema muito comum são as dores nas costas e articulações, que vão se estendendo ao longo de toda a vida, principalmente na região lombar.

Com as técnicas estimulantes, os benefícios da acupuntura podem auxiliar na redução do nível de dor e desconfortos causados pela má circulação de energia nessas regiões. Além disso, é possível, inclusive, reduzir a dosagem de medicamentos e efeitos colaterais.

Qualidade de vida de pacientes com câncer

Alguns outros benefícios da acupuntura são reconhecidos no tratamento de pessoas com diversos tipos de câncer. A acupuntura alivia os sintomas como náuseas, vômitos e quadros de prisão de ventre ou diarreia.

Além disso, há também melhora nos sintomas de suor noturno e boca seca, também associados aos efeitos colaterais da quimioterapia. O alívio da ansiedade, insônia e depressão também ajudam na qualidade de vida do paciente.

Gravidez e sintomas da TPM

Na gravidez, como há alterações tanto internas quanto externas, os benefícios da acupuntura podem ser percebidos com os estímulos em pontos que ajudam a reduzir as variações hormonais e dores nas costas causadas pelo peso da barriga.

E para mulheres que sofrem com os sintomas da TPM como dores de cabeça, cólicas, alterações de humor e outras questões do período pré-menstrual, a acupuntura também pode ajudar no alívio deles.

É possível restabelecer o equilíbrio de sistemas como o endócrino e o nervoso, podendo prevenir os sintomas da TPM se aplicadas as técnicas antes do início do período.

Enxaqueca e dores de cabeça crônicas

De dores moderadas até as dores que nos impedem ou prejudicam a realização de atividades básicas ou mesmo profissionais, a acupuntura pode auxiliar no alívio dessas dores e crises.

Isso porque alguns dos benefícios da acupuntura são os efeitos analgésicos e que previnem a inflamação, promovendo o relaxamento muscular e aliviando e as tensões que geram as dores de cabeça.

Acompanhamento médico é essencial

Como você pôde perceber, existem inúmeros benefícios da acupuntura que auxiliam no tratamento de diversas doenças e promovem uma maior qualidade de vida.

Contudo, é importante manter hábitos saudáveis que incluem uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o acompanhamento médico regular.

Quer ver mais conteúdos interessantes como esse? Acompanhe as atualizações do nosso blog. Estamos sempre publicando conteúdos relevantes para a sua saúde e bem estar.

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *