Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Ozônio, Ozonioterapia, Saúde em geral

Quais são as vias de aplicação da ozonioterapia? descubra aqui!

Você já ouviu falar sobre o que é e quais as vias de aplicação da ozonioterapia? Ele corresponde à aplicação de baixas doses de ozônio, em sua forma de gás, em nosso corpo. O objetivo principal deste método é modular a maioria das funções protetoras das células, principalmente em nível mitocondrial.

Muito utilizado em tratamentos estéticos ou de saúde, o ozônio é 10 vezes mais solúvel que o oxigênio. Várias áreas se utilizam da ozonioterapia, como a fisioterapia, odontologia e biomedicina. Por ser totalmente natural, tem poucas contraindicações.

Quando o ozônio entra em contato com os fluidos corporais reage rapidamente com os ácidos graxos insaturados das membranas celulares. A reação química vista a partir daí é a produção de uma série de peróxidos hidrófilos. A consequência disso tudo é o favorecimento da oxigenação, que melhora o metabolismo corporal.

Principais vias de aplicação da ozonioterapia

Subcutânea

A primeira das vias de aplicação da ozonioterapia é diretamente na pele. Ela pode ocorrer tanto ao redor da lesão quanto da inflamação. Recomenda-se a aplicação nos casos de tendinite, entorses, lesões articulares agudas reumatismo e síndrome do túnel carpal.

Intramuscular

O procedimento é minimamente invasivo, seguro e bastante eficaz na redução da dor. Sua aplicação ocorre geralmente nas nádegas. Situações indicadas para a aplicação intramuscular: alergias locais, inflamações e auxílio nas terapias agudas do câncer.

Intradiscal

Nesta modalidade é dispensado o uso de anestesia, porém a técnica faz com que o ozônio aja rapidamente na região lombar. É recomendado nos casos de dores provocadas pela hérnia de disco e lombalgia.

Insuflação retal

Das vias de aplicação da ozonioterapia a retal é das técnicas a mais fácil. A mistura do oxigênio com o ozônio é sugada rapidamente pela mucosa intestinal. Entre os benefícios indicados estão o aumento da imunidade, controle de metabolismo e melhora na oxigenação do sangue.

Auto hemoterapia

Neste caso, uma quantidade de sangue é retirada e misturada com ozônio. Em seguida, o líquido é aplicado de volta no paciente. O procedimento melhora a imunidade, uma vez que estimula o sistema imunológico.

Dermatológicas

São várias as vias de aplicação da ozonioterapia neste caso, podendo ser sobre a pele, com o uso de óleos ozonizados, ou de modo subcutâneo.

Indicações e contraindicações do tratamento

Independentemente das vias de aplicação da ozonioterapia, o tratamento em si tem apresentado eficácia tanto na cura de patologias quanto na manutenção da homeostase corporal.

A ozonioterapia é indicado para:

  • Problemas ortopédicos em geral, como lesões musculares, entorses, tendinites dentre outros;
  • Doenças de pele, principalmente nos casos de feridas;
  • Afecções circulatórias e gastrointestinais;
  • Em procedimentos estéticos;
  • Melhorar a performance de atletas (profissionais e amadores).

Em relação a contraindicações, é preciso ficar atento a algumas delas. Pessoas com hipertireoidismo descompensado, hipertensão arterial severa, diabetes mellitus descontrolada ou com anemia grave precisam estar estáveis antes da aplicação do ozônio.

Outras situações em que o procedimento não é indicado: gravidez recente (até o terceiro mês de gestação) ou suspeita, histórico de convulsão e hemorragia em órgãos.

No que diz respeito aos efeitos colaterais da ozonioterapia, eles são mínimos para o paciente. Pode haver, por exemplo, dor pela picada da agulha ou sensação de queimação momentânea.

Seja lá qual as vias de aplicação da ozonioterapia que serão utilizadas, é importante destacar que essa técnica é bastante completa e pode auxiliar no tratamento de diversas patologias.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? No blog da Saúde com Ozônio tem muitos outros conteúdos. Aproveite também para visitar o site Emagrecer Dr. Ozônio3.

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *