Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Ozônio, Ozonioterapia, Saúde em geral

Terapia com ozônio: auxiliar terapêutico da saúde reprodutiva feminina

Quando tratamos sobre saúde feminina, um dos pontos mais delicados está relacionado às patologias que afetam a saúde reprodutiva. Isso porque, mais do que os próprios efeitos físicos dessas doenças, elas podem desencadear uma série de problemas sociais e emocionais.

Entenda, a seguir, como a Ozonioterapia avança enquanto técnica complementar nesta área. Conheça um estudo recente que avaliou todos os conhecimentos acumulados sobre ela até os dias de hoje.

Boa leitura!

Quais os benefícios da Ozonioterapia para a saúde reprodutiva das mulheres?

A fim de analisar o potencial da Ozonioterapia em prol da saúde reprodutiva das mulheres, pesquisadores americanos realizaram uma extensa revisão literária sobre o tema, publicada em junho de 2019 no livro nacional de medicina americano.

Entre os efeitos do ozônio analisados nos mais diversos registros médicos obtidos até então, foram coletados aqueles referentes aos fatores tubários, ovarianos, endometriais e vaginais que podem afetar a saúde feminina.

Foram também levantadas informações relacionadas à Ozonioterapia em casos de adesão pélvica. Entre os resultados obtidos, diversos benefícios foram detectados. Dentre os principais, é possível destacar:

  • Proteção contra a endometrite;
  • Impedimento da inclusão tubária;
  • Ação contra a isquemia;
  • Proteção contra a vaginite;
  • Diminuição da perda de ovócitos;
  • Menor formação de aderências pélvicas.

Por mais que a Ozonioterapia seja uma técnica amplamente utilizada ao redor do mundo contra mais de 200 patologias diferentes, um dos pontos críticos do estudo foi a percepção de que grande parte dos resultados não foram testados em humanos, mas sim em animais.

No próximo item, descubra o que ainda precisa ser explorado na área para que o tratamento tenha uma gama ainda maior de possibilidades em prol da saúde feminina.

Por que os avanços na área devem ser incentivados?

Outro ponto crucial apontado pelo estudo foi a necessidade crítica de avaliar os efeitos da Ozonioterapia quando administrada por via transdérmica e vaginal em tratamentos de saúde reprodutiva feminina.

Assim como nas outras áreas em que já é referência enquanto procedimento complementar, essa é a única maneira de atestar a segurança e a viabilidade que destacam o ozônio nas intervenções em que atua.

Entre as necessidades apontadas, a principal é a de avaliar o impacto da Ozonioterapia na qualidade e quantidade de oócitos em mulheres submetidas à intervenção com o gás, principalmente aquelas que tiveram um prognóstico ruim por conta da baixa reserva ovariana.

Outro ponto importante é o estudo da aplicação do ozônio para o espessamento do revestimento endometrial, já que seu afinamento é comum e extremamente prejudicial em tratamentos de saúde reprodutiva. Seu potencial vasodilatador e de estímulo ao fluxo sanguíneo são dois pontos que especialmente destacam o gás nesse sentido.

O que merece ser destacado com base nessas conclusões dos pesquisadores é o fato de que, em mais uma área, os benefícios da Ozonioterapia foram apontados como promissores e alinhados às propostas terapêuticas de cada tipo de paciente.

O que impede seu avanço, porém, é a falta de novos estudos específicos, feitos sob os critérios de análises em humanos. Isso demonstra que o potencial do tratamento é muito amplo – e que bastam novos investimentos para que evoluam ainda mais e proporcionem benefícios em novas áreas.

Como ter acesso aos tratamentos com ozônio?

Caso você queira desfrutar de todos os benefícios e da segurança que a Ozonioterapia oferece nos mais diversos segmentos médicos, procure por médicos com a devida experiência e qualificação na área.

No Brasil, a Clínica Dr. Ozônio é referência absoluta para os pacientes, atuando por meio de consultas, avaliações e procedimentos terapêuticos totalmente alinhados aos padrões internacionais que refém os procedimentos com ozônio.

Caso você queira saber ainda mais sobre a Ozonioterapia, não só na saúde feminina, como também na saúde reprodutiva em geral, continue por dentro das novidades do blog Saúde com Ozônio e não perca nenhum de seus avanços!

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *