A infecção do trato urinário é um problema extremamente comum entre a população, mas os desafios que envolvem o seu tratamento são crescentes, principalmente por conta do surgimento de bactérias que se desenvolveram e se tornaram resistentes aos antibióticos.

Felizmente, a ozonioterapia também oferece uma alternativa extremamente promissora contra o problema, graças às suas propriedades antimicrobianas e às suas características naturais que não provocam efeitos colaterais adversos nos pacientes.

Siga a leitura para entender mais sobre a infecção do trato urinário, descubra como a aplicação local de ozônio é útil contra a patologia e é indicada como tratamento integrativo para esses pacientes.

O que é a infecção do trato urinário?

A infecção do trato urinário ocorre quando um agente infeccioso atinge qualquer região do sistema urinário, como ureteres, rins, uretra e bexiga, sendo mais comum nos últimos dois órgãos.

Considerada a patologia microbiana mais prevalente, a infecção do trato urinário é marcada por sintomas bastante incômodos, como ardência ou dores ao urinar, que podem variar de acordo com o local afetado.

O grande desafio de seu tratamento, atualmente, é o surgimento de bactérias multirresistentes, que não sofrem com a ação de medicamentos tradicionais e surgem por conta do uso inadequado de antibióticos ou por algumas peculiaridades decorrentes de infecções em idosos.

Quais as evidências da ozonioterapia contra o problema?

A partir de uma série recente de quatro casos clínicos, a eficiência da Ozonioterapia contra a infecção do trato urinário foi minuciosamente analisada por médicos e pesquisadores da área.

Em todos os casos, os pacientes estavam infectados por uma enterobactéria gram-negativa (Escherichia coli), sendo que algumas delas produzem beta-lactamases capazes de oferecer resistência aos tratamentos convencionais com antibióticos.

Levando em consideração que o tratamento medicamentoso regular apresentava um baixo grau de evidências de cura, seu uso foi mantido e a aplicação local de ozônio foi adicionada na rotina dos indivíduos.

O tratamento de ozonioterapia foi ministrado por meio da irrigação da bexiga, com água ozonizada bidestilada e também por meio da insuflação interna do gás.

Na conclusão do estudo, foi observada a eliminação dos sintomas clínicos nos quatro pacientes. Em três deles, foi constatada uma cultura de urina negativa após o tratamento com aplicação local de ozônio.

Como a aplicação local de ozônio age contra a infecção do trato urinário?

Tão importante quanto os resultados positivos que a ozonioterapia apresentou no combate da infecção do trato urinário é a ausência de efeitos adversos ou complicações decorrentes desse tratamento.

Isso quer dizer que a eliminação dos agentes infecciosos pode ocorrer até mesmo nos pacientes que vêm apresentando resistência aos tratamentos tradicionais. Com isso, o uso de antibióticos pode ser reduzido, diminuindo os quadros de resistência das bactérias.

E você, conhecia a ação da ozonioterapia no tratamento da infecção do trato urinário? Quer saber ainda mais sobre os benefícios da aplicação local de ozônio? Então, continue acompanhando o conteúdo exclusivo que produzimos no blog da Saúde com Ozônio.

Comentários

5 Replies to “Uso de ozonioterapia em infecção do trato urinário”

  1. Rodrigo 4 anos ago

    Tenho uma filha com bexiga neurogenica que precisa fazer só dá uretral de alívio a cada 6 horas. Gostaria de saber orientação de como proceder para prevenir infecções com o ozonio.

  2. Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

  3. LUVIANQ MOREIRA 3 anos ago

    Tenho cistite repetitiva. O tratamento é feito com aplicações diretamente na uretra?

    1. Olá, Luciana!

      Converse com os especialistas da Dr. Ozônio, é só ligar no número (11) 4858-8000 ou converse pelo WhatsApp (11) 95726-6578.

      Ficaremos felizes em atende-la! ?

  4. silvana 3 anos ago

    meu filho tem
    paralisia cerebral de nascença, e é portador de bexiga neurogênica e a poucos dias descobri uma pielonefrite renal, gostaria de saber como se trata com ozônio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *