Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Ortopedia, Ozônio, Saúde em geral

Veja quais são as consequências da má postura e como melhorá-la

Você sabia que a má postura é responsável por boa parte das dores que milhares de brasileiros sentem diariamente?

Se você já notou uma fisgada na coluna ou sentiu algum incômodo por ficar muito tempo em uma postura que não era a adequada, você certamente sabe dos efeitos que ficar de mau jeito pode trazer para a vida.

Entre tantas dicas e cuidados que precisamos ter diariamente com a saúde, como, por exemplo, se exercitar com regularidade, se hidratar diariamente e manter uma alimentação saudável, existe também outro ponto que afeta diretamente na qualidade de vida: a má postura.

Uma pesquisa intitulada como “A Dor no Cotidiano” feita pelo IBOPE Conecta em parceria com a Advil identificou que a má postura é a responsável por 63% das dores nas costas e 61% das dores musculares.

Ou seja, a má postura é um grande vilão para uma das maiores queixas de dores, então, estar atento a todo momento com a postura é fundamental para uma boa qualidade de vida e sem dores.

Quando as dores chegam, a ozonioterapia pode ajudar muito no tratamento de dores musculares e lesões, pois ela atua diretamente nas inflamações, mas é importante que se observe constantemente para evitar os resultados da má postura.

Algumas coisas a se observar com frequência na rotina é:

  • O modo como você se senta na cadeira;
  • A forma de caminhar;
  • A frequência com que se fica com o pescoço curvado para usar o celular;
  • A maneira como se senta no sofá.

Se houver má postura com frequência nessas posições, a chance de surgirem dores e você precisar fazer o uso de remédios ou do tratamento com gás de ozônio são grandes.

E além do jeito menos adequado de se sentar, existe outro ponto que também pode ser um fator para o surgimento das dores e contribuir com a má postura, a ação da gravidade.

Com o tempo a gravidade passa a puxar o corpo para baixo, fazendo com que a mobilidade seja prejudicada, assim como acontece também com as articulações e com os músculos.

Então, se já existe a gravidade para contribuir com os malefícios da má postura, seria importante que cada um observasse e corrigisse com frequência a postura, evitando dores frequentes.

As consequências da má postura

Até aqui já deu para ver que muitas das dores que se sente diariamente podem ser melhoradas com a correção da postura, pois, como visto no resultado da pesquisa feita pelo IBOPE em conjunto com a Advil, essa é a maior causa entre as dores.

A ozonioterapia no tratamento de dor espinhal é uma alternativa para esse problema que pode interferir diretamente na qualidade de vida, mas além da dor espinhal ou das dores musculares, a má postura também é raiz de outros problemas de saúde.

Veja algumas das consequências da má postura e veja se você identifica uma dessas dores na sua rotina:

Dor lombar

A dor na lombar é aquela que se sente na região mais baixa da coluna perto da bacia. Geralmente ela acontece quando a pessoa se senta em posições que deixam a coluna torta e curvada ou quando se passa muito tempo parado.

Escoliose

A escoliose está entre as razões das dores nas costas, nas infecções na coluna e que podem causar sérios problemas no nervo espinhal ou na medula óssea.

Todos esses efeitos podem ser impulsionados pela má postura, pois ela atinge a coluna vertebral causando posturas inadequadas, deixando a coluna para frente, para trás ou para os lados.

Fadiga

A fadiga é um dos resultados da má postura que se apresenta diariamente junto às dores musculares.

Muito além de um cansaço comum depois de um dia de trabalho, a fadiga pode ser sentida junto a alterações no sono, dor nas juntas, hipersonia e dores musculares.

Grandes esforços de forma repetitiva, incorreta e de mau jeito podem resultar na fadiga.

Lesões

É considerado lesão qualquer anormalidade do tecido interno ou externo que pode ou não alterar a aparência.

Geralmente as lesões são causadas por torções, luxações, atritos e também pela má postura que pode acarretar fortes dores por longos períodos.

Para qualquer uma das situações, a ozonioterapia pode fazer grande diferença nos resultados, mas se a forma de se sentar, por exemplo, for corrigida respeitando os momentos de pausas e de descanso no corpo, essa consequência da má postura pode ser evitada.

Barriga protuberante

Nem só de alimentação em excesso ou falta de atividade física se resume a barriga saliente, na verdade, essa é uma das consequências da má postura que pode incomodar muitas pessoas.

Quando mantêm a coluna curvada por muito tempo e com uma certa frequência, a tendência é que os músculos do abdômen se curvem para frente e cause a alteração na estrutura normal do corpo.

Esse efeito da postura incorreta, pode, inclusive influenciar pessoas do biotipo magro, então, realmente a protuberância na barriga pode ter sua razão também na maneira de se posicionar.

Dores de cabeça e no pescoço

Tanto a dor de cabeça quanto a dor no pescoço podem ter suas causas na tensão que o corpo pode sentir ao estar em uma mesma posição por muito tempo ou por ficar posicionado de jeito inadequado.

Pessoas que trabalham muito tempo de pé com um sapato inadequado ou que ficam sentadas muito tempo em uma única postura e com cadeira e mesa desproporcionais, podem chegar ao final do dia sentindo uma forte tensão pelo corpo que segue de dores pelo pescoço e na cabeça.

Desconforto

Ficar muito tempo parado ou ficar sentado por longos períodos, pode ao final do dia causar dores na área central e na parte traseira da coluna.

Se os desconfortos não forem tratados, com o auxílio da ozonioterapia, por exemplo, as dores desse desconforto podem se agravar e trazer grandes complicações para a coluna.

Cifose

Também conhecida como corcunda, a cifose se dá por uma curvatura anormal na coluna. Além da má postura, a cifose também pode ter sua razão na osteoporose e costuma estar bastante presente em idosos que sempre se mantêm com a coluna encurvada.

A falta de exercícios e estímulos para que a coluna fique ereta são também razões para a cifose.

Insônia

A relação da insônia com a má postura entra justamente no ponto em que, se uma pessoa está sentindo tensão muscular ou se está com dor devido a uma possível lesão, a qualidade do sono será totalmente afetada.

Encontrar uma posição que seja adequada e que ajude o corpo a relaxar, é importante para ajudar a combater esse mal da má postura.

Além dessas consequências, a má postura diária pode resultar em grandes desgastes físicos e emocionais que interferem diretamente na produtividade e na qualidade de vida das pessoas.

Além do tratamento com o gás de ozônio para os problemas e dores musculares, é importante que se mantenha a atenção frequente na postura e nos sinais de esgotamento que o corpo apresenta.

Dicas de como melhorar a má postura

Se ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé, então, além de proporcionar o descanso correto para o seu corpo, é importante estar atento a outras formas de como melhorar a má postura.

Veja algumas dicas:

Fuja do sedentarismo

Entre muitas causas que fazem a ozonioterapia ser indicada para o tratamento da hérnia de disco, está o sedentarismo, pois em sua maioria ele é a causa inicial de lesões e dores musculares.

Praticar atividades para movimentar o corpo de forma frequente durante a semana é fundamental, assim, como também dedicar tempo aos exercícios de fortalecimento muscular, como, por exemplo, a musculação que é feita com aparelhos.

Não passe muitas horas sentado(a)

Sentar-se com postura inadequada já é bastante prejudicial à saúde, mas ainda que a postura esteja correta, ficar muito tempo sentado sem dar espaço para pequenas pausas e alongamento do corpo, pode tornar-se razão para que lesões e tensões musculares surjam com mais frequência e facilidade.

Então, mesmo que em sua rotina, a maior parte do tempo seja sentado, reserve alguns minutos para se levantar, fazer pequenos movimentos, pequenas caminhadas e se alongar.

Sente-se da maneira correta

A maneira menos prejudicial para a coluna e para as dores musculares é sentar-se com a coluna ereta, com os ombros alinhados e com os dois pés posicionados no chão.

Evite também sentar-se com a perna cruzada, pois isso pode trazer danos para a circulação sanguínea e acrescentar cansaço físico, facilidade para a formação de varizes e inchaço pelo corpo, principalmente nas pernas.

Exercite-se da maneira correta

Já falamos que o sedentarismo é prejudicial ao corpo, por isso, a atividade física deve fazer parte da rotina, mas se exercitar da maneira correta e com peso além do indicado também contribui para dores e lesões musculares.

Além dos pesos utilizados nas atividades, observar a postura dos movimentos também é fundamental.

Durma de lado

Dormir com o corpo na lateral é a postura mais indicada para dormir sem causar dores musculares, mas, ao usar essa posição para dormir, é importante manter um travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna sem deixar mais alto ou mais baixo.

Use celulares e dispositivos móveis com uma postura correta

A maneira correta de se usar o celular é deixando ele posicionado na frente dos olhos sem que seja necessário ficar com o pescoço inclinado para baixo.

A sobrecarga na coluna cervical por ficar com o pescoço muito tempo inclinado para baixo pode trazer grandes problemas, inclusive há necessidade de tratamento da hérnia discal cervical com ozônio.

Invista em métodos para melhorar a postura

Para todos os efeitos de uma má postura na rotina, existem diversos caminhos que se pode pegar para ajudar na melhora da postura e para os tratamentos que vão sanar as dores musculares.

O tratamento da ozonioterapia é um caminho para tratar dores e inflamações, já as atividades como o pilates podem auxiliar na correção da postura para que isso se estenda por todos os momentos do dia.

Com todas essas indicações de como melhorar a má postura, é importante se lembrar que manter a coluna ereta e não sobrecarregar muito o corpo ficando muito tempo de pé, por exemplo, é um hábito que precisa se nutrir diariamente.

A má postura traz consequências não só para as dores musculares como também para a qualidade de vida, por isso, estar atento a todo momento ao próprio corpo é tão importante quanto estar atualizado sobre as boas práticas para se ter uma vida saudável.

Então, além de ficar atento à má postura, você também pode acompanhar o blog da Saúde com Ozônio e visitar o site Detox Dr. Ozônio3 para não perder as dicas de como ter uma vida saudável e com qualidade.

Comentários

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *